terça-feira, 6 de junho de 2017

Narrativas Nichiren

Plena Atenções do Pequeno Pescador Nichiren, Zen Itimaro – 3

Antonio  Carlos Rocha

- Oi Zen, estou voltando agora da cidade, as autoridades concederam ao nosso Templo a sua guarda e educação. E eu sou o seu tutor. Vamos cuidar de você, para que sejas um bom budista.

- Obrigado Mestre ! Quando começam as nossas aulas.

- Agora ! Temos muito o que estudar. E te ensinando eu acabo aprendendo mais ainda.

Professor e aluno sentaram-se diante da imagem de Buda. O mais velho disse:

- Sabe Zen, a primeira aula de um budista é saber da Lei que rege a Natureza. Uns chamam de Lei de Causa e Efeito, outros de Lei do Retorno. Eu prefiro vê-la como um reflexo da Lei da Gravidade. Esta foi uma das grandes iluminações que o Senhor Buddha nos revelou.

- Vagamente já ouvi falar em carma.

- Isso mesmo, a palavra karma vem do sânscrito e significa ação. Quer dizer: tudo o que falamos, pensamos, agimos, o resultado volta para nós. É algo matemático, não tem escapatória.

- Mas podemos suavizá-la um pouco?

- Um pouco sim, através de preces, uma conduta ética e praticarmos bastante caridade, que nosso Mestre Buddha chamava de “dana” em língua páli, que era a língua que ele falava lá no norte da Índia, há muitos e muitos séculos, antes de Cristo.

- Quem foi Cristo?

- Foi um grande ser búdico. Em outra oportunidade eu falo mais dele. Aqui em nossa Terra já existem missionários que tratam da mensagem dele. Mas por hoje já estamos bem de aula, agora ajude um pouco os outros monges na cozinha lavando a louça. É uma grade prática meditativa lavar a louça.

















Nenhum comentário: