domingo, 10 de abril de 2016

Literatura Sem Terra



Estudando Vinoba Bhave


1) Permitam-me citar Vinoba Bhave (1895-1982), depois de Gandhi, um dos heróis mais populares da Índia. Ontem escrevi em outro artigo que Vinoba foi o fundador do Movimento dos Sem Terra na Índia e adotou como norma de prática a não-violência de seu professor Gandhi. Aos poucos irei divulgando o pensamento de Vinoba.

2) "Em toda a História, até os dias de hoje, os governos tem praticado as mais diversas formas de violência para se manter no Poder. Mas nenhum governo, se manteve por muito tempo ... belo dia cai".

3) Fonte: "Vinoba - o la nueva peregriación", de Lanza del Vasto, editorial Sur, Buenos Aires, 1955.

4) Palavras de Vinoba: “A batalha da não-violência não tem lugar nos campos de batalha, mas sim no coração. Uma vida não-violenta implica em sacrifício perpétuo, e não só em sacrifício, mas também na alegria do sacrifício”.

5) É uma outra forma de vida, de postura, lembrando que a palavra “sacrificar” significa “ficar sacro = ficar sagrado”. Logo, é algo profundo, divino.

6) Fluente em francês e inglês, uma vez um repórter perguntou o que ele mais amava e Vinoba disse: “Depois de Deus, nada amo tanto quanto as matemáticas”.

7) Poliglota por natureza, falava várias línguas de sua terra natal, Índia; esclarecemos que seu país tem vários idiomas: sânscrito, hindi, gujurati (a língua de Gandhi), maharti, penjabi, bengali, oriya, tamil, telugu, karanês, malayam.

8) Hinduísta praticante. Estudou o árabe para ler o Corão no original e ter um bom diálogo e amizade com os muçulmanos.



Nenhum comentário: