segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Caridade Social



Altruísmo Social

Antonio Carlos Rocha*

O filósofo francês Léon Denis (1846-1927), amigo de Allan Kardec (1804-1869) fundador do Espiritismo, em seu livro “Socialismo e Espiritismo” declara que “Ao invés da luta de classes, trabalhemos então para sua fusão, preparando os materiais da cidade futura, feita de justiça e harmonia” (p.79).

Já naquela época, Denis havia percebido que a tal “luta de classes” descamba para momentos sangrentos da História, então, através da Caridade Social, da Moral Social, do Altruísmo Social podemos chegar a níveis de convivência fraterna.

Como? Simples, mas altamente trabalhoso, a questão da fusão das classes: uma ajudando a outra, cristãmente vamos dizer assim, budisticamente. Cito essas duas vertentes porque as conheço bem, via vivências múltiplas.

Veja bem, as duas classes fundindo-se em uma só teremos belo futuro bem mais adiante. Observe que frisei, bem mais adiante. Em prol da sobrevivência da espécie humana viva a “Fusão das Classes”, caso contrário iremos padecer bastante, pois uma classe não vai arredar pé dos seus postulados e interpretações. As duas antípodas desaparecem e fica só uma amiga. Utopia? Ótimo, assim que é bom !

Mais adiante Denis cita Jean Jaurés (1859-1914), jornalista, escritor, editor, livreiro francês, foi deputado pelo Partido Socialista Francês e defendia um Socialismo Aberto Humanista, Pacifista, foi assassinado.

Em 1904 Jaurés fundou o jornal L’Humanité que circula até hoje (atualmente pertence ao PCF – Partido Comunista Francês).

Jaurés dizia que “O Socialismo do futuro será Espiritualista”. Eu concordo com ele plenamente.






Nenhum comentário: