sábado, 15 de agosto de 2015

Bênçãos de Fo Guang Shan



Amizade Búdica em Madrid


As duas última semanas do mês de julho de 2015 fiquei em Madrid, conhecendo pessoalmente, abraçalmente, a minha neta que nasceu na capital espanhola e estava com 6 meses, agora tem 7 meses de vida.

Perto da casa da minha filha e do meu genro tem um mercadinho cujo dono é um casal de imigrantes taiwaneses.

Logo que cheguei, fui fazer uma comprinhas. O chinês me perguntou há quanto eu estava em Madrid. Expliquei que estava passeando para conhecer a neta. Ele me parabenizou pela netinha.

Perguntei de onde ele era e me disse que era de Taiwan. Respondi que eu conheci uma vez em Cotia, SP, o monge budista Hsing Yun, patriarca do Monastério Fo Guang Shan, fundador da BLIA – Buddhist Light International Association, com representações em várias partes do mundo.

Ele sorriu identificando que conhecia o Venerável Monge.

Dias depois voltei à lojinha. Quem estava no balcão era a esposa do taiwanês. Ela não fala espanhol direito, se enrolou um pouco. Ele apareceu lá do fundo da loja, me abraçou e falou para a mulher: “É meu amigo !”

Então me lembrei do livro que eu estava lendo, do Mestre Hsing Yun, “O Valor da Verdade”, editora Escrituras, em co-edição com a BLIA brasileira, 176 páginas.

O volume é uma coletânea de 60 crônicas publicadas originalmente no jornal Merit Times. O subtítulo do livro é “Entre a Ignorância e a Iluminação”.

Conheci mestre Hsing na inaguração, em 2002, do Templo Zu Lai, em Cotia, SP, um belíssimo local para a prática e aprendizado e Caminho Budista.

No momento em que fui cumprimentar o Mestre a recomendação era não tocar, reverenciar conforme os orientais fazem. Me entusiasmei na reverência, o Venerável Yun parece ter lido meu pensamento, estendeu a mão e apertei-a brasileiramente.

Senti algo como um choque... um abençoado choque de Pura Energia Budista, que vem tradicionalmente de milênios... transmitida de professor ao aluno.

Eu e minha irmã que mora em Brasília, saímos de lá, de Cotia, budificados de boas Bênçãos.


Nenhum comentário: