quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Boletim do Bairro



O MIRANTE
Boletim On Line de Santa Teresa - Nº 2 – Janeiro de 2015 - Rio – RJ

Editorial:
Proteja as Árvores

“Você que me cortou, que tentou me matar, se passar a me proteger e cuidar de mim, poderei retribuir brevemente, dando-lhe sombra, frutos e flores. Quero ocupar um pedaço de seu coração, pois quando as condições do planeta ficarem, enfim, totalmente adversas ao futuro do homem, não resultará no fim do planeta, mas na extinção de espécies simples e complexas (principalmente a humana), que levaram milhões de anos para serem, assim, como se apresentam. Penso, os que desejam o meu fim, contribuem mais para o ciclo de sua extinção. E a minha reconstituição, coisa que a humanidade necessitará para a sua sobrevivência, sempre será mais rápida. Já existia planeta, quando eu cheguei; homens? Vieram bem depois.
Protegendo-me, vocês também estão se cuidando”

Sua Amiga Árvore”.
Notícias:
* O texto acima foi escrito por duas senhoras moradoras de Santa Teresa, que preferem o Anonimato.

* O MIRANTE: Mirar, olhar, cuidar, observar. É um abraço literário e poético nos amigos, moradores e visitantes.

*Este e o número anterior estão no blog http://estudoliteraturas.blogspot.com.br     colaborações inteiramente grátis, sem fins lucrativos. Nosso compromisso é com o BEM – Boas Energias Moradores ! Visitantes, Amigos e Turistas – claro – também são bem-vindos.

* Vejam no verso que bela poesia/música. Reflete a impermanência da vida, vista com Sabedoria e maturidade. Chama-se “O Mirante”.

* Agradecemos à Paróquia Anglicana São Paulo Apóstolo que, gentilmente, cede suas instalações para ensaiarmos o nosso Coral de Santa Teresa.

* Feliz Ano Novo, Ótimo 2015 !

* Apoiamos a Amast e demais Associações de Moradores do bairro. Nosso propósito é somar em benefício da coletividade.

* Sérgio Amaral, ex-vice-presidente da Amast, está com bons planos para este ano. Mais adiante falaremos...

O MIRANTE

“Tinha um Mirante em Amaralina
Mirando o mar maravilhado (bis)
Não deixe que façam canto
Das dores do seu martírio
Se o amor se muda em ódio
O lobo se troca em lírio.
Lance fora essa tristeza
Tire verso do cansaço
Mesmo com canoa boa
É preciso ter bom braço
O Mirante me falou:
Vai mirar, mirar, mirou.
Ô  ô ô ô ...

Tinha um Mirante em Amaralina
Mirando o mar maravilhado (bis)
Não se deixe confundir
Pelas falsas aparências
Trate o homem como deve
Sem excesso de excelência.
Lembre que uma luz no céu,
Quando pro norte se move
Pode ser estrela branca
Anjinho ou Apolo 9.
O Mirante me falou:
Vai mirar, mirar, mirou.
Ô ô ô ô ...

Tinha um Mirante em Amaralina
Mirando o mar maravilhado (bis)
E cuidado com o amor
Quando vem ao coração
Pois tem voz de passarinho
E garra de gavião.
E pra quem quiser saber
O Mirante o mar levou
Por ele ter me contado
O segredo que contou:
Toda a vida do homem
Dura o tempo dessa frase
O Mirante me falou:
Vai mirar, mirar, mirou.

* Composição de César Costa Filho; penso que, final dos anos 1960.

* No Dicionário, “Mirar, olhar” tem o sentido de cuidar e cuidar também tem o sentido de “Amor Incondicional”... sem esperar nada em troca... por isso é Amor.

Nenhum comentário: