terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Belo Bairro



O MIRANTE
Boletim On Line de Santa Teresa - Nº 1 – Dezembro de 2014 - Rio – RJ

Editorial:

Publicação independente, artesanal. A inspiração do título vem de janeiro de 1972, quando aportei no bairro. “Mirante Guardas do Imperador” ficava ali em frente ao Quartel dos Bombeiros. Havia até uma placa do TCB – Touring Club do Brasil explicando o local turístico. A placa, o tempo levou, mas a Vista, linda permanece.

Este e os números seguintes estarão no blog http://estudoliteraturas.blogspot.com.br     colaborações inteiramente grátis, sem fins lucrativos. Nosso compromisso é com o BEM – Boas Energias Moradores ! Visitantes, Amigos e Turistas – claro – também são bem-vindos.

Vejam a letra belíssima que o Coral de Santa Teresa brilhou no último dia 20/12/14, na Igreja Anglicana. Me fez lembrar do meu amigo Elmar Soares, já falecido, que morava na querida cidade Mar de Espanha, MG.

“MAR DE MINAS

Mina que mina
Do fundo do coração
Mina que mina
Do fundo do coração.

De uma Minas Gerais
De água, de verde
De céu azul e mar.

O mar de Minas
Não é no mar
O mar de Minas
É no céu.

Pro mundo olhar
Pra cima e navegar
Sem nunca ter
Um porto pra chegar.”

Composição de Arimatã Martins e Sérgio Matos. Agradecemos ao Maestro Roberth Salles por nos ensinar e ensaiar esta preciosidade.

Antonio Carlos Rocha. = antoniocpbr@ig.com.br
Notícias:
* Soube agora, 18:07 = 23/12/14, que o artista Getúlio está com o seu famoso Bonde na rua, ali no Largo do Guimarães, distribuindo balas, doces e bombons natalinos para a criançada.

* Hoje também, depois de um longo tempo, o ônibus 007 desceu pela Rua Joaquim Murtinho, perto do meio dia. Até inventaram o Joaquim Mortinho, acho que ressuscitou.

* Queremos registrar o bom trabalho que o Posto de Saúde Ernani Agrícola vem fazendo. Outro dia, o Grupo de Hipertensos e Diabéticos fez uma Caminhada até o Parque das Ruínas. No final com direito a brinde, consulta médica, olho nas receitas etc. Houve até uma confraternização de fim de ano. Sem esquecer que a primeira apresentação do Coral de Santa Teresa foi no Posto.

* Algumas senhoras da Comunidade criaram uma Feirinha de Atividades. Mobilizar o bairro é sempre bom.

* Destaque para a Casa Laurinda Santos Lobo, dirigida pela Nádia Medella. Mensalmente ótimas apresentações: teatro, música, literatura e outras artes. Neste mês comemora 35 anos de bons eventos.

* Um dedicado grupo de senhoras e senhores, com o apoio da Comlurb local vem plantando e cuidando de árvores. Infelizmente outro grupo, lamentavelmente, vem destruindo, quebrando e cortando estas pequenas árvores. Não conseguimos entender o que leva uma pessoa ou mais de uma a destruir árvores que ajudam e muito no Ecossistema.

* Falando nisso, a Laís, engenheira florestal, está começando a preparar um Projeto de Aulas Ecológicas, a partir de março. PAE, mais detalhes adiante.

* Feliz Natal e Próspero 2015 !

* Quem concordar... pode repassar e divulgar este Boletim Mensal. Desde já agradecemos e aguardamos dicas, notícias e afins.

* Certa feita declarei na Rede Bandeirantes, em um Portas Abertas: “Santa Teresa não é só um belo bairro. É um Estado de Espírito Positivo ! ”

* O MIRANTE: Mirar, olhar, observar. É um abraço literário e poético nos amigos, moradores e visitantes.

* Antes de 1972, quando fixei residência no bairro: final dos anos 1950, algumas vezes, eu vinha visitar os primos, no verão; moravam na Rua Monte Alegre, descíamos em carrinhos de rolimã pelas calçadas... mas naquela época era possível... e a noite saboreávamos picolés caseiros de groselha, coco, goiaba e outros sabores da vizinha que vendia...

*

Nenhum comentário: