domingo, 8 de junho de 2014

Literatura Terra Pura



Buddha Dipankara


“Devem estar lembrados que foi Sidarta Gautama, o Buda do nosso ciclo histórico, que disse: “os Budas são tantos quantos os grãos de areia do rio Ganges”. Ou seja, numa visão antecipada da infinidade de galáxias que existem no universo com seus sistemas e planetas, e onde se dá a evolução. Segundo o conceituado erudito professor Hisao Inagaki, monge budista da escola Jodo Shinshu, o primeiro Buda mencionado por Sidartha, foi Dipankara que teria vivido há 1 milhão de anos, quando um cambaleante antropóide se humanizou. Depois dele, houve uma sucessão de Budas na Terra, até que surgiu o Buda de número 52, chamado Lokesvararaja e, a seguir, o Buda Amida. Nessa série, o Buda Sidartha Gautama é o Buda número 72, e após ele surgirá o Buda Maitreya e outros que o sucederão nos futuros kalpas (cilcos)”.

- o trecho acima está na página 69 do ótimo livro “O Alvorecer da Vida Espiritual”, do falecido engenheiro e monge budista brasileiro, Terra Pura, Murillo Nunes de Azevedo (1920-2006).

- Editora Teosófica, 1996.

- Já disse em outros lugares e repito com gratidão: sou muito agradecido ao Dr. Murillo (assim o chamávamos, nos anos 1970) na antiga Sociedade Budista do Brasil, em Santa Teresa, RJ.

Nenhum comentário: