sábado, 26 de abril de 2014

Resligião e Reslumbrâncias



Resligião é Reslumbrar

Resligião é neologismo. Res = coisa pública. Então, Resligião é a coisa pública tornada Sagrada. Sacra.

Lembra o Budismo, tudo é sagrado, tudo é Deus, tudo é Buda: tomar um café da manhã é um ato sagrado, pode ser praticado como uma celebração litúrgica, um momento orante, meditante.

Acordar, abrir os olhos, lavar o rosto, escovar os dentes, tomar banho, lembra o Satipathana Sutra, o discurso de Buda que fala sobre a Plena Atenção, atenção 24 horas, também conhecida como Meditação Anapana.

“Atender aos chamados da natureza”, como dizia Buddha, para indicar ir ao banheiro: urinar, defecar, isto também é sagrado, é sacrossanto... tão importante quanto querer ir ao Céu ou ao Nirvana. Respeito todos os que discordam deste parágrafo específico e os demais, desta questionante redação.

Resligião, Santidade também é usar o transporte coletivo, tudo é “Obra Divina”, diz a PL – Instituição Religiosa Perfeita Liberdade, inspirada no Budismo, Xintoísmo, do Japão.

Resligião bem pode ser ir para a fila de um hospital público e conversar com os esperantes (aqueles que esperam um melhor atendimento) no sentido de se exigir das autoridades o cumprimento de dias melhores para a população.

Fui ao Dicionário e Mestre Houaiss me diz que o verbo “Reslumbrar” nasceu em 1648, aproximadamente: “transluzir, dar passagem à luz, transparecer, deixar-se ver... Reslumbrância... Reslumbrante”.

Resligião é Reslumbrar-se, promover a auto-reslumbrância, abordar algo reslumbrante.

Resligião é Caminho, novamente Buddha: “tudo é Caminho, você escolhe, de preferência para o Bem”.

Nenhum comentário: