sábado, 15 de fevereiro de 2014

Aquietação



PM = Polícia Meditativa?


Li hoje, 15/02/14, em O Globo, página 18: “PMs vão ser treinados para não reagir a provocações”. Então lembrei do Paulo César que há mais de 30 anos é monge budista no Japão. Ele me disse, certa feita, que era uma espécie de capelão, auxiliando a polícia de Tókyo em atividades que dizem respeito aos brasileiros residentes lá.

O treinamento que os policiais recebem, entre outros, inclui práticas de meditação, aulas de ikebana, arranjos florais e temas afins, Artes da Suavidade.

Polícia é uma profissão tensa e que envolve muitos riscos, assim é importante que os seus membros desenvolvam técnicas de concentração, relaxamento para equilíbrio interno/externo.

“Contra provocação, o melhor é meditação, relaxação, observação, atenção, aquietação... etc”.

Paulo César morou conosco na antiga Sociedade Budista do Brasil, quando o monge residente era o Reverendo Kiugi Tokuda, missionário da linhagem Soto Zen. Paulo foi o primeiro carioca ordenado por Tokuda Sensei. Seguiu para o Japão, se adaptou tanto que ficou por lá, casou, tem três filhas e é monge. No Brasil ele era formado em engenharia.

Mas não é preciso ir muito longe não, em Ibiraçu, ES, o Mosteiro Zen-Budista faz treinamentos semelhantes e já saiu em várias TVs. A Polícia Militar do Espírito Santo, com freqüência, treina a corporação nas artes interiores já citadas. É o nosso lado Deus interno que todos temos.

Para os que seguem a Bíblia, vejam o Salmo 46.10: “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus”.

O médico alemão Erhard F. Freitag, no livro “A Ajuda através do Inconsciente – o Caminho Espiritual para o Sucesso”, página 149, editora Pensamento, 1992, diz: “Observar leva à ampliação da consciência”. E um dos sinônimos da Meditação de Plena Atenção é Observação Pura, ou simplesmente Observação.

Nenhum comentário: