sábado, 24 de agosto de 2013

Jesuítas e Budistas



O Papa Francisco e o Sutra Lótus

O jornal on line   www.brasil247.com   publica hoje uma entrevista com o amigo de longos anos do Sumo Pontífice católico, o docente Francisco Mele, professor em várias universidades italianas e latino-americanas.

Ele afirma que o ideário político do Santo Padre católico é Bolívar, Artigas, San Martin e outros patriotas latino-americanos.

Mas o que nos chamou a atenção é que o papa foi aluno do grande teólogo e professor jesuíta argentino Ismael Quiles, que segundo a entrevista, abriu as portas da Universidade Jesuíta para o Zen-Budismo, a Ioga e outras religiões.

Em 1987, a Editorial Kier, de Buenos Aires, publicou uma tradução do Sutra Lótus, com 302 páginas. O prólogo é, justamente de Ismael Quiles. Entre outras, Quiles cita um outro jesuíta Jesús Lopez Gay, que em 1984, na revista da Universidade Gregoriana de Roma, publicou o importante artigo “Buda como Pai no Hokekyo”. Hokekyo é como o Sutra Lótus é conhecido na língua japonesa.

Deduzimos (é uma dedução...) que o papa Francisco deve conhecer esta edição argentina do Sutra Lótus, pois, em geral, no âmbito acadêmico, os alunos conhecem, pesquisam e lêem a produção literária de seus professores.

No Brasil, em 1983, os jesuítas, através das Edições Loyola, já divulgaram o diálogo Catolicismo e Budismo, via a obra “Zen Cristão”, do jesuíta inglês que viveu muitos anos no Japão, William Johnston.

Suponho que o papa Francisco também deve conhecer este livro de seu colega.

Por fim, recentemente, antes de vir ao Rio de Janeiro, o papa Francisco, recebeu no Vaticano uma comitiva da linhagem budista japonesa RKK – Risho Kossei Kai, que tem como base o Sutra Lótus, onde lemos que “Buda é Pai”.

Logo, com todo respeito aos que discordam... Buda é Deus.

Nenhum comentário: