sábado, 13 de abril de 2013

leitura Ideológica



Leitura Ideológica

Está mais do que na hora, já está passando da hora de começarmos a fazer uma Leitura Ideológica e divulgarmos em todos os cantos, em todas as áreas, em todas as atividades.

Se tudo é texto e pode ser lido e interpretado, então tudo pode ser ideologizado. Por exemplo, a chamada grande imprensa: jornalões, revistões, saitões (aumentativo de sáite), provedorzões, blogões e afins esmeram-se em in-formar e alienar.

Diariamente lemos que determinada celebridade almoçou com o namorado atual no restaurante assim ou assado. Mas e daí? O que isto serve para a vida de um trabalhador? Qual a melhoria para o bolso dele, para a vida dele, para a saúde dele, para o transporte coletivo que ele usa. A trabalhadora idem.

É preciso divulgarmos que essas notícias tem o sentido de domesticar a população e preservar as elites que estão há 513 anos nos poderes.

Leitura Ideológica é uma leitura popular inspirada no marxismo-leninismo e correntes afins. Diante de cada parágrafo, cada foto, cada segundo na TV ou na web precisamos perguntar:

A quem serve esse tipo de texto, de imagem? Quem escreveu? Quem publicou? Qual a finalidade? Qual o objetivo? Vai ajudar a melhorar o meu salário? Vai ajudar no transporte coletivo que uso diariamente? Vai melhorar a fila nos hospitais públicos? Vai agilizar e baratear os custos dos serviços médicos para o povão, para as massas?

Assim iremos selecionado, escolhendo os textos que nos levam a vida melhor. Observe que a vida é feita de escolhas, então escolhamos as leituras ideológicas.

E antes que alguém fale, esclarecemos que Leitura Ideológica é uma leitura esquerdizada, esquerdizante. Não é proposta nova. É tão antiga quanto a humanidade.

Se alguém perguntar, mas e o prazer da leitura, do texto? Vamos responder adaptando Marx: “O que importa é uma leitura que transforme o mundo, de forma igualitária”.

Leitura Ideológica já, em tudo !

Nenhum comentário: