sábado, 19 de janeiro de 2013

Memória de Santa



Bairro Santa Teresa, RJ

Conheço o Centro Cultural Laurinda dos Santos Lobo desde sua criação no final dos 70, pois era vizinho de porta. Acompanhei a transformação da casa dos Pires Ferreira em Centro Cultural. No começo muito dedicado ao teatro e música, além de exposições.

Quando saí de Santa Teresa durante os 80, vinha apenas ao Centro Cultural uma vez por mês, na época em que havia shows na tarde do último domingo do mês. Muita gente começou ali seu périplo pelas artes. Sempre gostei de conhecer a novidade, especialmente a do bairro.

O Centro viveu altos e baixos como qualquer lugar, mas manteve em quase todo seu percurso a identidade com o bairro, privilegiando artistas daqui, embora não se atendo apenas a estes. Reuniões da Associação de Moradores (Amast) muitas foram feitas aqui, plenárias etc. A participação no Artes de Portas Abertas também foi e é fundamental. Adoro o Bonde, hoje exposto em seu jardim.

No Laurinda, minhas filhas conheceram a capoeira, meu sobrinho debutou na flauta, a família veio a concertos de música clássica e popular, foi onde eu conheci a prática do T´ai Chi Chuan com a professora Ilma, sob as mangueiras centenárias, desfrutando da sombra, da paisagem e do ensinamento que a prática me deu, que hoje tento passar aos demais participantes em minhas aulas. Adoro participar dos trabalhos do Centro, justamente porque posso devolver ao bairro algo que recebi dele: atenção e cultura.

- o texto acima tem a autoria de Daniel Wilmer, morador de Santa Teresa, professor de inglês e tradutor.

- O depoimento faz parte do livro “Memórias do Laurinda – Relatos Afetivos de Freqüentadores e Moradores de Santa Teresa”, lançado em dezembro de 2012, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, página 35.

- As organizadoras do citado volume são a escritora Cristina da Costa Pereira e Nádia Medella, gestora do citado Centro.

- Meu amigo Daniel faz, merecida, referência à professora Ilma, de T´ai Chi Chuan. Também foi minha mestra na área, daí a nossa gratidão  !

- Ilma, hoje aposentada, foi durante décadas, Enfermeira do Centro de Saúde Municipal que fica próximo ao Centro Cultural Laurinda.

- Além disso ela é membro da BSGI – Brasil Soka Gakai Internacional, linhagem do Budismo Nichiren, com freqüência nos levava e  distribuía as edições semanais do jornal Brasil Seikyo, excelente publicação.


Nenhum comentário: