domingo, 4 de novembro de 2012

Educação é Vida



Dimensões da Educação

Educação é um todo, é abrangente, é um educar-se até o final da vida, é um construir-se, melhorar-se e neste caminho tudo está incluído, por mais amplo que seja este “tudo”. Pelo menos, o “todo – tudo” possível de cada um. Esmerar-se, empenhar-se num diálogo com as partes que compõem esse todo-tudo, como um mosaico. A alegria, o prazer da leitura coaduna-se com a satisfação, o encanto do constante aprender, apreender, ser. Nunca acabado, mas um fazer-se. Descobrir, descobrir-se.

As reflexões acima me vem à mente enquanto estou lendo e gostando do livro de Andréa Ramal: “Depende de Você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso”, editora LTC, 2012.

A autora é doutora em Educação pela PUC-Rio, consultora da área de educação da TV Globo, com uma coluna semanal no telejornal Bom Dia Rio. Dirige Projetos Educacionais desenvolvendo ações de responsabilidade social em diversas empresas. Tem livros publicados no Brasil e exterior, treinou e capacitou professores e gestores em países da América Latina. Há mais de 20 anos dedica-se ao tema.

Um dos itens que nos chamou a atenção está na página 33 quando fala sobre “Atividades voltadas para o interior, como meditação”. Existem muitos outros itens, ao longo das 222 páginas que merecem os nossos bons comentários, mas vamos ficar, desta vez, só com este, que coincide justamente com proposta semelhante que já desenvolvemos em algumas escolas do Grande Rio, o PARE – Projeto Atenção e Relaxamento na Escola.

Em vez de meditação chamamos de Relaxamento.

Quem desejar maiores informações é só visitar o blog     www.andrearamal.com.br

Bons estudos, boas pesquisas.


Nenhum comentário: