domingo, 2 de setembro de 2012

Literatura Bengali



Invocação ao Senhor Buddha

“Ó Tu, vida superior.
Ó Tu, morte suprema.
Tomo refúgio em Ti.

Permite-me acender
Minha lâmpada escura
Em Teu fogo !

Possa a marca de Tua glória,
Em minha fronte,
Remover para sempre
Minha vergonha.

Teus pés são o fogo
Transformador
Que transmutará
Minha escória em ouro.

Que tudo que é obscuro
Dentro de mim,
Exploda em chamas.

E que o véu do erro
Seja rasgado
Em pedaços.”

- A poesia acima é de autoria do grande escritor indiano Rabindranath Tagore (1861-1941). Está no livro “Assim Falou O Senhor Buddha”, editora Vedanta, 1956, publicado pelo Sri Ramakrishna Math, Mylapore, Índia.

- Tagore escrevia em bengali, uma das línguas daquele país, formou-se em Direito, na Inglaterra. Em 1913 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Seu pensamento muito influenciou Gandhi e Nehru, o primeiro presidente da Índia.

- O pai de Tagore, fundou em 1839, uma linhagem chamada Tatwabodnini Sabha que unia o antigo Brahmanismo com o moderno Budismo.

- Em 1921, Tagore fundou a Universidade Viçva Pharati.




Nenhum comentário: