sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Desconstruir Mitos



Desconstruindo os Mitos

Mitos foram pessoas de carne e osso, hoje são Espíritos de Luz.

Alguém pode afirmar que é redundante ou pleonasmo afirmar “pessoa de carne e osso”, mas de acordo com a filosofia budista: árvores são pessoas vegetais, pedras são pessoas minerais, animais também são pessoas, bactérias são pessoas e, existem as pessoas dos reinos (veja o plural) invisíveis.

Quem, na atualidade, reabriu a questão de que os mitos foram, de fato, seres humanos andando pela Terra, foi o escritor budista japonês Ryuho Okawa, ele é muito conhecido e popular na Ásia, onde já vendeu mais de 100 milhões de exemplares dos seus quase 900 (isso mesmo, novecentos) livros publicados.

Faz sentido. Certa feita Einstein afirmou que belo dia irão afirmar que Gandhi é um mito, o mito da bondade, da ternura. Há quem diga que Jesus não existiu, Buda muito menos, seguindo esta seqüência, Okawa afirma que os deuses da Mitologia grega foram todos... pessoas reais, não mitológicas. Há quem afirme que os personagens bíblicos são mitos, discordo, a meu ver, foram pessoas e hoje são Espíritos de Luz.

A provocação é boa ! Ainda que a psicanálise, a psicologia e outras mais tenham estudado as mitologias da forma como conhecemos tradicionalmente e considerando que o século XXI caracteriza-se por desconstruirmos várias coisas, chegou a hora de desconstruirmos as mitologias. As interpretações das correntes “psis” são apenas interpretações... desconstruir as mitologias é real.

Aliás, quando o Jornal do Brasil, ainda era impresso, publicou notícia informando que um partido nacionalista na Índia estava advogando que os deuses do Hinduísmo eram reais e transformaram o deus Rama em herói nacional. Parece que eleitores e admiradores do citado partido gostaram da “novidade” (muito antiga) e passaram a ver em Rama, vide o grande poema épico da língua sânscrita, o Ramayana, o grande herói daquele povo.

Nós tupiniquins precisamos então ver os nossos “mitos” como seres reais... quem sabe assim o Brasil melhora eticamente.

Portanto, a nosso ver, Tupã, de fato, caminhou pelas matas brasileiras e hoje é um Grande Espírito de Luz.


Nenhum comentário: