sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Marx tropeçou


Onde Marx Escorregou

Não resta dúvida que foi um grande filósofo, pensador, economista e político. Mas, como ninguém é perfeito, todo sábio tem o seu momento de mancada.

O texto abaixo está no Dicionário de Marxismo, de André Barjonet, edições Rés, Porto, 1975, páginas 22 e 23.

“Numa carta endereçada de 05/03/1852 a Joseph Weydemeyer, Karl Marx afirma que não descobriu a existências das classes sociais nem a luta entre elas. Muito antes dele, historiadores e economistas já o haviam feito:

“O que eu fiz de inédito – precisa Marx – foi: 1) demonstrar que a existência das classes não está ligada senão às fases de desenvolvimento histórico determinada pela produção; 2) que a luta de classes conduz necessariamente à ditadura do proletariado; 3) que esta ditadura por si própria não constitui mais do que a transição até à abolição de classe e a uma sociedade sem classes”.

Observando bem, é um texto idealista, romântico, humanista, aliás, outros já falaram do idealismo, do romantismo e do humanismo em Karl. Ele acreditava na espécie humana. Pobrezinho ! O ilustre camarada Marx pensou que o item 2 (releia acima) iria fatalmente se concretizar, ledo engano companheiro.

Bakunin (1814-1876) já havia esclarecido que, tão logo possam, os trabalhadores vão querer consumir os bens de consumo que produzem, cujo lucro vai quase que todo para a classe dominante.

Vejamos o caso brasileiro e que já aconteceu e acontece em outros países. A classe operária, chegando ao poder, fez aliança com os patrões, empresários, elites e banqueiros desdizendo completamente nosso renomado teórico Karl.

Mais realista e portanto, penso, mais abalizado que Marx foi Althusser (1918-1990), filósofo francês marxista que, não sendo idealista e não acreditando na espécie humana criou o termo  “Anti-Humanismo”, ou seja, não são os homens os verdadeiros atores da História, mas sim as relações sociais, as estruturas que regem e/ou administram uma sociedade. Louis Althusser, marxista convicto, rejeitava as primeiras obras de Marx.

Novamente o caso brasileiro: no poder, os líderes dos trabalhadores entenderam que era melhor suprimir a luta de classes.

A nota dissonante na vida do comunista Althusser é que, na terceira idade, numa crise de impaciência ele esganou a esposa e ficou viúvo.

Fora essa lamentável parte, sua obra é bem mais atual que a de Marx.

Nenhum comentário: