quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sutra Lótus em Português


A editora Primordia, de New Jersey, Estados Unidos, publicou em português, uma excelente tradução do “Sutra do Lótus da Verdadeira Doutrina”.

Inicialmente foi feita uma versão do original em sânscrito “Saddharmapundarika Sutra” para o espanhol, através dos especialistas Fernando Tola e Carmen Dragonetti. Em seguida, a versão para a nossa língua esteve a cargo do professor doutor da USP, Carlos Alberto da Fonseca.

Para os países de língua hispânica, a editora mexicana Fondo de Cultura Econômica está fazendo a distribuição. Para o Brasil, Portugal e países africanos lusófonos a distribuição é via a linhagem Tendai de São Paulo: Tendai Hokke Ichijo Ryu do Brasil – Templo Kongozan Ichijoji e Templo Tzong Kwan.


São 624 páginas, 729 notas de pé de página e um ótimo índice de subtítulos, magnífico sumário explicativo.

Fernando e Carmen são antigos professores doutores e pesquisadores da Universidade de São Marcos, em Lima, Peru. Eles receberam uma bolsa de estudos para o programa de tradução, em 1989, do Instituto Internacional de Estudos Budistas na sede mundial da linhagem Reiyukai, em Tókyo. Um trabalho primoroso que demorou 10 anos.

O livro é uma preciosidade, impossível não elogiá-lo e reverenciá-lo. Nossa gratidão aos editores e distribuidores.


www.tendaihokkedobrasil.blinkweb.com  =  Budismo Ekayana.


Nenhum comentário: