sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Santeria em Santa

Terminou ainda há pouco, sexta-feira, dia 17/02/2012, nas Escadarias de Santa Teresa, RJ, transversal à Rua Joaquim Murtinho, local do acidente com o bondinho a apresentação do “Grupo Cultural Treme Terra: Esculturas Sonoras” e a Casa de Candomblé Omoaro-Okuabó que em yorubá significa “Filhos do Caçador”. Os preparativos começaram às 10 da manhã:


Liderados pelos sacerdote Aderbal Ashogun fizeram uma oferenda musical aos falecidos no trágico acidente, aos familiares, aos Espíritos, à natureza, aos moradores em geral. Esta oferenda musical serviu também para varrer e lavar, através do som e dos cânticos, as Escadarias.

Foi um Ato de Conscientização contra os desmandos que assolam o nosso tempo. Contra a Intolerância Religiosa, contra a corrupção, contra a homofobia, contra o consumismo para que as pessoas acordem e evitem manifestar só o Ego que está levando o mundo ao colapso. O Ato também era contra os egoísmos, a egolatria e em prol do bem comum. Para que nunca mais estas coisas graves e negativas voltem a acontecer.

Ao som de atabaques, agogô, guitarra, contra-baixo, violino, saxofone, Aderbal Ashogun disse que era um “Candomblé Beat”. Um dos que passavam pelo local, um mexicano, identificado com a Santeria Cubana e Mexicana somou-se ao evento, além de muitos estrangeiros e o público em geral.

O sacerdote também afirmou que o Ato servia para o resgate da arte, da música, da cultura tradicional dos povos de terreiro juntamente com a música contemporânea.

Eles estarão presentes na “Rio + 20”, Cúpula dos Povos, ajudando a limpar o astral da cidade, do país e do planeta.

Agradecemos ao Alexandre e demais moradores do local pelo apoio e incentivo em mais esta Ação espontânea que está transformando as Escadarias não apenas em nossa Ágora, mas em um espaço público para performances.

Enquanto isso, uma moradora do bairro, colhia assinaturas do abaixo-assinado pelo Referendo O Bonde Que Queremos.

Nenhum comentário: