quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Jóia Colocada Sobre Ouro

É um primor de livro devocional, obra clássica da literatura budista nas línguas páli e hindi. O resgate desta preciosidade vem através do professor S. N. Goenka, que dirige o movimento internacional conhecido como Meditação Vipassana.

No Brasil, o centro de retiros fica entre as cidades de Miguel Pereira e
Engenheiro Paulo de Frontin, no interior do estado do RJ. Um dos últimos retiros de 10 dias contou com a participação de 80 pessoas, gente de diversos estados e países. 10 dias no mais bonito silêncio.

O subtítulo deste volume de 112 páginas é “Um manual de pariyatti com os cânticos em Páli e em Hindi do curso de 10 dias de Meditação Vipássana conforme é ensinada por Acharya S.N. Goenka”.

A edição original em inglês é do Instituto de Pesquisa Vipassana, da Índia, onde vive Goenkaji, como ele também é conhecido. Foi feita uma tradução em espanhol e o grupo vipassana de Portugal fez a versão para a nossa língua, cotejando as duas edições anteriores.

Quanto mais lemos, quanto mais estudamos, mais maravilhados ficamos. Vejamos alguns trechos:

“Respeitabilidade, humildade,
Contentamento, gratidão,
Escutar o Dhamma na devida altura –
Esta é a maior beatitude”.  – Mangala Suttam.

“Senhor, eu entrego completamente a minha
vida ao Buddha (para orientação devida e proteção).
Senhor, eu entrego completamente a minha
vida ao meu professor (para orientação devida e proteção).” – Pariccajami.

Fiquei feliz ao ler na bibliografia, a citação do livro do Venerável Piyadassi  Thera (The Book of Protection, publicado em Kuala Lumpur, Malásia, através da Buddhist Missionary Society, em 1980).

Em 1972, este conceituado monge Theravada, do Sri Lanka, esteve no Rio de Janeiro, tivemos a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, na antiga Sociedade Budista do Brasil, em Santa Teresa.

Em outro livro de Goenkaji, que já comentamos neste blog, ele faz uma homenagem ao Venerável Piyadassi Maha Thera, um grande mestre já falecido.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Piyadassy esteve no Brasilquando da vinda do Ven. Arruruddha