segunda-feira, 7 de março de 2011

Amor e Solidariedade

É o título de um livro belo, capa dura, edição de arte, esmerado luxo gráfico, formato álbum grande, 140 páginas, muitas fotos coloridas e preto e branco.

Publicado pela Prefeitura de João Pessoa, através do Centro Cultural Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Artes, 2010.

Tem como subtítulo “Abelardo da Hora – 60 Anos de Arte”. É a vida e a obra do escultor, desenhista, gravador, gravurista, ceramista. Enfim, um brilhante artista plástico.

Ele nasceu em 1924, em São Lourenço da Mata, PE. Certa feita pediram a ele que definisse o seu trabalho. Ele respondeu que seu ofício era feito com as duas palavras do título acima: “Minha arte é feita de amor e solidariedade. O amor eu dedico às mulheres e a solidariedade ao povo”.

Formado em Direito e Belas Artes, foi um histórico militante do PCB – Partido Comunista Brasileiro, no nordeste, juntamente com Jorge Amado. Abelardo foi preso 70 vezes (isso mesmo, é o que informa o citado livro). A primeira prisão foi em 1947, na era Vargas e até o final do regime instalado em 1964 ele ficou atrás das grades 70 vezes.

Talvez seja um dos poucos artistas plásticos brasileiros a ter uma obra de arte em Ulan Bator, capital da Mongólia, mas também tem obras dispersas em outros lugares como o Seminário da Igreja Metodista no Tennessee, EUA; no Museu da República Tcheca, Paris etc.

No esplendor dos seus 87 anos bem vividos, Abelardo da Hora, costuma dizer que viemos a este mundo com a finalidade de não desistirmos da luta: “para acabar com a desgraça, nunca omitindo a alegria de viver”.

Obrigado Camarada !

Nenhum comentário: