domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pragmatismo contrói outras Verdades

É interessante que todo o Ocidente sempre utilizou muito a Verdade em função das palavras de Jesus: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. A verdade, no estilo antigo, era quase uma coisa religiosa.

Mas, como tudo passa neste mundo, eis que nos Estados Unidos surge uma nova forma de dizer a Verdade: se faz sucesso é Verdade, se é famoso é Verdadeiro. Verdade é Utilidade. Os políticos brasileiros aprenderam bem a lição da Matriz e aplicam-na diuturnamente. Neste sentido Pragmatismo e Oportunismo são sinônimos. É só constatar no dicionário, não estamos falando mal de ninguém nem agredindo. É o que popularmente se diz: “os fins justificam os meios”. É a chamada política de resultados que nos fala sobre as muitas éticas.

É que, antigamente, no tempo dos idealismos, quaisquer que sejam eles, oportunista era o jogador que ficava na “banheira”, perto do gol adversário esperando a bola para chutar e marcar mais um tento. Agora, um executivo e/ou parlamentar ou pessoa pública com senso de oportunidade é algo bem visto.

O Pragmatismo nasceu no século passado, mas como tudo neste mundo anda muito rápido eu já fico pensando qual será a tendência dominante assim que o pragmatismo sair da moda.

Enquanto isso, quem quiser consultar mais sobre o tema recomendo:

- Dicionário Houaiss, editora Objetiva, 2001.

- Dicionário de Filosofia, José Ferrater Mora, editora Martins Fontes, 2001.

- Dicionário Oxford de Filosofia, Simon Blackburn, Jorge Zahar editor, 1997.

- Pragmatismo, Richard Rorty, editora UFMG, 2000.

- Aos Trancos e Barrancos Como O Brasil Deu No Que Deu, Darcy Ribeiro, editora Guanabara Dois, 1985.


- E, os devidos parabéns ao presidente Lula que soube, como ninguém, aplicar o Pragmatismo em terras brasileiras e jogou para o espaço todos os idealismos. Ele está certo, no tempo em que estamos vivendo. Os condoídos com a mudança, como eu era, aprendemos aos trancos e barrancos, como diria o grande Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário: