quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Academia de Letras do Vale do Longá

Fica na cidade de Barras – PI, a bacia do rio Longa abrange 22.643 km e representa 9,02% da área total do estado do Piauí. Reúne 16 municípios. Longa é um rio de correntezas fortes, banha a cidade de Barras, mas não é o rio principal da localidade.

Fundada em 23 de setembro de 1978 a Alval – Academia de Letras do Vale do Longa é bem ativa e recentemente promoveu um almoço como podemos ver na internet. A área de atuação da Academia engloba 38 municípios.

Um de seus prestigiosos imortais é o escritor e professor Dílson Lages Monteiro, autor de vários livros, entre outros, A Metáfora Em Textos Dissertativos. São Estudos Lingüísticos do também poeta Dílson.

Ele vai listando considerações e reflexões sobre a metáfora de restauração, metáfora médica - quando compara a sociedade ao corpo humano; a metáfora de roubo - utilizada em circunstâncias em que o povo tem a liberdade roubada; metáfora de conserto – usada em textos que evocam a noção citada; metáfora de limpeza – empregada para transmitir a noção respectiva; metáforas de percursos – comparam a resolução de um problema a uma jornada; metáfora de percurso em terra – fala geralmente em estradas, encruzilhadas, obstáculos.

E continua: metáfora de percurso no mar, metáfora de cativeiro, de unificação, de parentesco, pastoral, esportiva, metáforas criativas, de construção, de tecelagem, de compositor, de lavrador, metáforas naturais, claro-escuro, metáfora de fenômenos naturais, metáfora biológica etc.

Um livro de bolso bem agradável de se ler.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

vem aí O MORRO DA CASA GRANDE, romance do Dilson, muito bom, amigo