segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Carta a Marx

Prezado Carlinhos,

Como vai? Como é a vida, aí nesse plano espiritual em que você se encontra?

Por aqui, meu amigo, nem tão cedo as transformações de estrutura acontecem.
As classes dominantes brasileiras, indiscutivelmente, são as mais inteligentes do mundo, para o lado deles. Estão aí há 509 anos e, no fim do túnel, não temos perspectivas de mudanças reais na estrutura.

Deve acontecer tão somente, e apenas, uma melhorazinha, aquilo que antigamente nós chamávamos de “cala a boca, não reclama não que tá tudo bem”. Mas inverter mesmo a estrutura sócio-político-econômica, este século 21, talvez não veja.

Certa feita, o grande jornalista Tarso de Castro, já falecido, declarou que aqui, o Rio de Janeiro, era um balneário e por isso, a revolução não sairia daqui. Nesse momento eu quero ampliar a proposta dele e afirmar que esse maravilhoso país virou uma grande colônia de férias “deitada eternamente em berço esplêndido”. Olha a força das palavras aí.

O pessoal quer se divertir, pular carnaval, jogar futebol, praticar esportes e haja entretenimento. Nada contra, convenhamos, mas a turma não quer nem ouvir falar em mudar, de fato, as estruturas. Enquanto isso, os desníveis sociais e econômicos continuam.

Estou frisando a palavra estrutura porque é isso mesmo. É só uma maquiagenzinha que vão fazer e pronto. Como bem disse a ótima revista-jornal Caros Amigos, ano XII, nº 139, outubro de 2008, página 22: “A miséria desaparecendo um pouquinho e a classe média aumentando, é isso?”

Se você encontrar por aí o Mao Tsé Tung, transmita-lhes os meus parabéns, pelos 60 anos de aniversário de fundação da RPC – República Popular da China. Ele sabia das coisas e, pedagogicamente, compartilhou as idéias com os camponeses. Foi um bom professor de ginásio, aliás, nas origens, ele era camponês.

Falando nisso, a esperança agora é o MST, a Via Campesina e a LCP, esta última, a sigla, em homenagem a Luís Carlos Prestes, é a Liga Camponesa dos Pobres.

Resolveram chamar o Mao Tsé Tung de Mao Zedong. E já tem brincalhão falando em Mao Zé Dong. Esses humoristas...

Abração em todos. Quando quiser apareça, em uma reunião espírita, os médiuns já estão sabendo.

Nenhum comentário: