domingo, 1 de março de 2009

O Presidente Negro

O Choque das Raças ou O Presidente Negro foi publicado em 1926, por Monteiro Lobato, em folhetins no jornal carioca A Manhã. Este livro tem o subtítulo “romance americano do ano 2228”.

A história é narrada por Ayrton, funcionário da firma paulista Sá, Pato & Cia., que depois de um acidente de carro, é iniciado na revelação do futuro por Jane, filha do professor Benson, cuja invenção – o porviroscópio – lhe permite devassar o futuro. Jane, numa série de sessões domingueiras, revela ao espantado mas entusiasta Ayrton os episódios que envolvem a eleição do 88º presidente norte-americano. Três candidatos disputam os votos: o negro Jim Roy, a feminista Evelyn Astor e o presidente Kerlog, candidato à reeleição. A cisão da sociedade branca em partido masculino e partido feminino possibilita a eleição do candidato negro. Perante o fato consumado, a raça branca engendra uma típica “solução final”: a esterilização definitiva de todos os indivíduos da raça negra, camuflada num processo de alisamento de cabelos.

Paralelamente a esta narração, o romance focaliza o amor de Ayrton por Jane, e a missão literária do moço: escrever um romance daquilo que ela lhe narrava.

(O resumo acima encontra-se na página 36, do livro Monteiro Lobato – Literatura Comentada, editora Abril, 1981, organizado pela professora Marisa Lajolo, doutora em Letras pela USP e professora da Unicamp).

Nenhum comentário: