domingo, 16 de setembro de 2007

O Humor Nosso De Cada Dia

Confúcio, um célebre sábio chinês que viveu entre 551-479 a.C., certa feita afirmou que "uma imagem vale mais que mil palavras". Com o passar do tempo essa assertiva vem sendo muito utilizada, citada, confirmada e cada vez mais comprovada. Estamos vivendo em plena era ótica e o predomínio é do aspecto visual, da imagem, como bem disse Confúcio.

O humor, quer seja no texto, no cartum (do inglês - cartoon - bonecos desenhados em situações onde, normalmente, desponta o ser humano e suas vicissitudes), na charge (do francês - a representação pictórica de caráter burlesco que satiriza uma pessoa, um fato, uma situação etc), na caricatura (do italiano - o artista se inspira em aspectos que chamam a atenção e assim e assim representa, de forma caricata, a pessoa, o fato, a ocasião), produz no receptor uma dada imagem, fruto da reação daquele que lê, assiste, vê ou contempla a peça humorística; e muitas são as formas de humor, muitas são as suas manifestações, muitos são os caminhos que levam ao humor.

Em geral, o humor está associado ao riso, é a conotação imediata, mas não é só isso. Pode-se fazer humor e a forma de riso ser bem outra, diferente da que estamos acostumados a perceber. É alegria, mas também é reflexão, e é aí que está a grande inventiva e a sua importancia.

Vejamos o exemplo do capítulo: é um texto. O autor valeu-se de uma notícia no jornal para registrar um fato curioso, inusitado. Essa é uma das propriedades do humor, ver no insólito, no inusual um motivo de riso e reflexão.

O humor está presente nos mais variados aspectos da vida e é uma forma de compreendermos a realidade e atré brincar com ela, visto que, o jogo, o ludismo é uma das características do gênero humano.

Antonio Carlos Rocha (in "Literatura Básica e Exercícios de Português para o Ensino do Segundo Grau", vol. 1, Ed. Vozes, 1985, págs. 46,47,48 - trecho).

Nenhum comentário: